Festas Tradicionais

FESTAS CULTURAIS, FOLCLÓRICAS E RELIGIOSAS

FESTA DO MATO TIÇÃO OU MATIÇÃO

Jaboticatubas cultiva muitas manifestações folclóricas que surgiram a partir das danças realizadas pelos escravos. No povoado do Mato do Tição, realiza-se uma das mais autênticas festas de São João. Há também o encontro de Folia de Reis, que reúne grupos do município e de outras cidades e o Candombe do Açude.

Ainda, na sede, temos as festas de: Setembro, São José, Sagrado Coração de Jesus, São Sebastião, Santo Antônio, Encomendação das Almas, Santa Cruz, Semana Santa, Queima do Judas, Encontro da Folia de Reis e Reinado.

Nas comunidades rurais e distritos, temos:

• Curralinho - Festa de Santa Rita
  • Boa Vista - Festa de Santa Terezinha
  • Bamburral - Festa de Nossa Senhora das Graças
  • Barreiro - Romaria de Nossa Senhora da Piedade
  • São José da Serra - Festa de São José da Serra
  • Festa Popular - Forró de Jabó
 FESTAS TRADICIONAIS

CARNAVAL

Jaboticatubas mantêm viva a tradição dos carnavais de ruas com desfiles de blocos diários durante os dias de festas e, entre estes blocos que se escrevem junto a Prefeitura para o desfile Jaboticatubas se diferencia dos demais carnavais de Minas Gerais por conseguir contar com os blocos das torcidas dos times mineiros Cruzeiro e Atlético, no qual, respectivamente, tem-se no município o desfile da JaboCeleste e da JaboGalo, em dois dias distintos, que acontecem na harmonia e tradicionalmente sem confusões com o desfile ao entorno da Praça Nossa Senhora da Conceição.

EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA

Geralmente realizada na primeira semana de agosto, a exposição agropecuária ocorre no Parque de Exposição Álvaro Teixeira Costa localizado à rua Bom Jesus, 265 no bairro Bom Jesus.  A exposição ocorre de quinta-feira a domingo com shows principais e shows de bandas locais, além de contar com a tradicional Festa de Rodeio de Touros e Cavalos.

FESTA CÍVICA DE ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO

A festa em comemoração ao aniversário da cidade ocorre em 17 de setembro de cada ano.