Festa de São João na Comunidade Quilombola Mato do Tição

Exatamente à 0h do dia de São João (24), devotos do santo caminharam descalços sobre as brasas da fogueira em demonstração de fé e agradecimento pelas graças alcançadas.

A passagem sobre as brasas é o ponto alto da festa de São João, na comunidade Quilombola Mato do Tição, realizada este ano, entre domingo (23) e segunda-feira (24).

O ritual, realizado no terreiro de dona Divina, começa com a construção da fogueira. Mais a noite tem a reza do terço e ladainha, e logo após, cânticos de louvor a São João. Do altar em homenagem ao santo, os devotos saem com a bandeira no mastro em pequena procissão. Com a bandeira hasteada é hora de fazer os pedidos e agradecimentos. É neste momento que se inicia o candombe, dança de origem africana, que vai até o recolhimento da brasa.

Minutos antes da meia noite as brasas são espalhadas pelo chão formando um incandescente tapete por onde os fiéis caminham. Segundo a tradição, qualquer pessoa de muita fé pode caminhar sobre as brasas sem risco de se queimar.

Esta cerimônia, de tradição católica, é realizada diante de um altar de cultos afro-brasileiros, chamado Conga. A festa é preparada por toda comunidade há mais de 100 anos e os idosos se preocupam em manter a tradição incentivando as crianças a participarem do ritual.

Festa Religiosa de São João na comunidade de Mato do TiçãoFesta Religiosa de São João na comunidade de Mato do TiçãoFesta Religiosa de São João na comunidade de Mato do Tição