Mutirão para emissão de novas carteiras de identidade será realizado em Jaboticatubas

A Prefeitura de Jaboticatubas, em parceria com o Instituto de Identificação da Polícia Civil de Minas Gerais (comissões volantes), irá realizar um mutirão para a emissão de novas carteiras de identidade para a população do município. A ação será feita no sábado, dia 14 de agosto, a partir das 08h, na Escola Municipal Geralda Isa, na Avenida Benedito Valadares, Número 149 – centro de Jaboticatubas.

Serão disponibilizadas 500 novas identidades entre primeira via e segunda via. Para ter direito à emissão do documento, o cidadão dever apresentar a documentação necessária exigida no ato da inscrição, que é gratuita para a primeira via.

Se solteiro, certidão de nascimento original ou cópia autenticada em cartório, se casado, certidão de casamento original ou cópia autenticada em cartório, se divorciado, certidão de casamento com averbação original ou cópia autenticada em cartório, guia DAE impressa e o comprovante de pagamento (somente nos casos da 2ª via), duas fotos 3x4 recentes, de frente, com fundo limpo, impressas em papel fotográfico, não podendo ser feitas com qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné), nem outro item que dificulte a identificação das características físicas do portador. Somente serão admissíveis as coberturas que compõem hábitos religiosos que façam parte do seu uso quotidiano.

Para a emissão de segunda via, o cidadão deve ter em mãos ocorrência de perda, roubo ou documento de primeira via sem condições de uso, além de guia DAE impressa e o comprovante de pagamento. A guia DAE pode ser emitida através da internet no site oficial da Polícia Civil de Minas Gerais: www.policiacivil.mg.gov.br. Encontre o subtítulo “serviços”, clique em “emissão de carteiras de identidade”, depois clique em “quais documentos levar” e encontre o link para a emissão da DAE.

A segunda via é gratuita somente para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico). No ato da inscrição, para ter direito a gratuidade da segunda via, o cidadão deverá apresentar o documento que comprove a inscrição no programa.

Importante ressaltar que a população que ainda não está cadastrada no sistema do Governo Federal pode fazer isso na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h, na Rua Benedito Quintino, número 438, centro de Jaboticatubas. Mais informações estão disponíveis através do telefone da secretaria: (31) 3683-1258.

Depois de inscritas, o prazo para que as pessoas recebam o documento de identidade é de 60 dias. A Polícia Civil de Minas, em parceria com os municípios do Estado, realiza mutirão com as equipes móveis do Instituto para a emissão de carteiras de identidades. A ação estava suspensa até então, por conta da pandemia da Covid-19. A Polícia Civil do Estado se responsabilizará por todos os requisitos necessários para a emissão das carteiras. Serão exigidos, no dia das inscrições, todos os protocolos de proteção contra o coronavírus, como o uso de máscaras obrigatório, higienização das mãos com álcool e o distanciamento social.

on 03 Agosto 2021