Prazo para o alistamento militar é prorrogado até 31 de agosto

O prazo para o alistamento militar em todo o país foi prorrogado até o dia 31 de agosto. O alistamento é feito geralmente durante os primeiros meses do ano, de janeiro a junho, mas, por conta da pandemia, o prazo teve que ser prorrogado até o fim deste mês.

O alistamento militar é obrigatório para todo cidadão brasileiro do sexo masculino no ano em que completa 18 anos. Caso a pessoa não realize o alistamento dentro do prazo estabelecido, poderá fazê-lo depois, porém mediante pagamento de multa militar. A pena em dinheiro (pecuniária) é corrigida de três em três meses.

Para se alistar aos serviços militares, o jovem pode acessar o site disponível para esse fim: www.alistamento.eb.mil.br, ou comparecer a uma Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência. No caso de Jaboticatubas, a prefeitura municipal.

Os documentos necessários para o alistamento são: CPF, comprovante de residência ou declaração assinada e documento oficial com fotografia que permita sua identificação, caso necessário. No caso de não possuir o CPF, o cidadão deve levar a certidão de nascimento, ou no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente).

Foto: Renato Marques

on 05 Agosto 2021