Prefeitura de Jaboticatubas disponibiliza passo a passo para emissão de Carteira de Trabalho Digital

A Prefeitura de Jaboticatubas tem orientado o cidadão em relação às emissões da Carteira de Trabalho Digital, por meio de uma cartilha explicativa com o passo a passo de como realizar a digitalização. Apesar de estar em vigor há praticamente três anos, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação a essa modalidade.

Para ter acesso à carteira de trabalho digital com todas as informações acessíveis no telefone é muito simples, o trabalhador deve entrar na loja de aplicativos de seu aparelho de celular, android ou IOS, procurar por “Carteira de Trabalho Digital”, baixar a ferramenta e seguir o passo a passo. No aplicativo móbile, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Economia (MTE), o trabalhador brasileiro e estrangeiro poderá ter acesso às informações de qualificação civil e de seus contratos de trabalho que hoje constam na carteira de trabalho física. Inicialmente, a Carteira de Trabalho Digital não substituirá a carteira de trabalho impressa, funcionando ainda como uma consulta ao documento, como comprovar tempo de serviço, por exemplo.

Há vários documentos digitais atualmente, como a Carteira de Habilitação e o Título de Eleitor. E assim como esses documentos, a Carteira de Trabalho Digital é autorizada pelo Governo Federal, através do MTE.

Quando a pessoa é contratada, poderá informar o número do CPF ao empregador e ele poderá fazer o registro de forma totalmente digital através do portal www.gov.br/esocia (eSocial). Através dessa plataforma, as empresas e micro-empreendedores não terão mais a necessidade de fazer anotações na carteira de trabalho física, nem mesmo preencher a carteira digital. Basta lançar as informações no sistema do eSocial, que elas serão automaticamente migradas para a carteira digital do trabalhador.

Acesse a cartilha aqui

on 10 Agosto 2021