Jaboticatubas participa de pesquisa de prevalência de infecção por Covid-19

O Ministério da Saúde irá realizar em Jaboticatubas a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 (PrevCov). As equipes do órgão federal irão percorrer alguns locais e bairros dentro da sede do município e farão coletas de material, além de questionamentos com algumas pessoas que já contraíram a doença na região. A ação tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. As visitas começam a partir desta quinta-feira, dia 14 de outubro.

A PrevCOV vai gerar um mapa detalhado da transmissão e comportamento do vírus no País, que servirá de base para criar novas estratégias de prevenção e combate à Covid-19. A pesquisa acontece em 274 municípios brasileiros.

A escolha dos participantes foi baseada no desenho amostral da PNAD COVID-19/IBGE (https://covid19.ibge.gov.br/pnad-covid/). A estimativa é que 62.097 domicílios sejam visitados até o fim da pesquisa, com a participação de 211.129 pessoas. O objetivo é avaliar a prevalência, proporção da população que já teve ou tem infecção pelo vírus SARS-CoV-2, com avaliações para as capitais, estados e regiões metropolitanas de cada capital.

A pesquisa já passou pela sua primeira fase e, na ocasião, o Ministério da Saúde entrou em contato com o cidadão por SMS ou Whatsapp para informar que ele havia sido selecionado para a pesquisa e confirmar a sua concordância em participar do estudo, além de fazer o agendamento da coleta de material biológico dos moradores da residência para a segunda fase. Agora, na segunda etapa, que será realizada também em Jaboticatubas, estão sendo feitas as coletas para estudo sorológico.

O trabalho é realizado por técnicos de um laboratório privado, que realizam uma entrevista e colhem sangue dos moradores da residência. Além do técnico responsável pelo laboratório contratado, um Agente Comunitário de Saúde (ACS) da Secretaria de Saúde de Jaboticatubas irá acompanhar toda a ação.

Segurança da Pesquisa:

Participar da pesquisa é seguro e importante para o enfrentamento à pandemia. A participação do residente é voluntária, mas extremamente importante para o avanço do estudo. Os técnicos em visita estarão devidamente identificados, com a camisa da PrevCov, crachá do laboratório e demais documentos. Os profissionais também adotam cuidados de saúde redobrados durante as visitas.

Quem participar receberá um termo de consentimento livre e esclarecido. Menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsáveis. Todos os dados dos participantes serão mantidos em sigilo. Somente dados em conjunto serão divulgados, mas nunca com informações pessoais.

Em caso de dúvida, o cidadão pode ligar para o 136, que é o telefone da ouvidoria do SUS, opção 5, ou consultar informações no site da pesquisa: www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/prevcov .

Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais (SEMS/MG)

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG)

Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

on 14 Outubro 2021