Secretaria Municipal de Saúde divulga resultados de levantamento sobre a dengue em Jaboticatubas

A Prefeitura de Jaboticatubas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresenta os resultados do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 21 e 27 de outubro desse ano. Os agentes realizaram visitas em residências da sede e do distrito de São José do Almeida. 496 imóveis foram vistoriados.

Dados gerais

Segundo o levantamento, 7,86% dos imóveis pesquisados em Jaboticatubas contam com a presença do mosquito transmissor da dengue, ou seja, quase oito em 100 imóveis apresentam focos do Aedes aegypti. A pesquisa revelou também que cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios.

É importante ressaltar que, de acordo com a padronização do Ministério da Saúde, o índice de infestação larvária, considerado de baixo risco para a ocorrência de epidemia, é de até 1%. Como Jaboticatubas apresentou números de quase 8%, conclui-se que o município está em nível de alerta máximo.

Dados por região

O levantamento revela também dados por bairros, tanto na sede quanto no distrito de São José do Almeida.

Na Sede, os bairros com maior Índice de Infestação do mosquito são: São Benedito, São Sebastião, São Tarcísio, Bosque dos Coqueiros e Centro, que apresentam índices acima de 10%, ou seja, a cada 100 imóveis visitados 10 têm foco positivo do mosquito. No caso do São Benedito o índice é de 20%.

Em São José de Almeida, existem quatro bairros com nível alto de alerta, que são: Veraneio, Santo Amaro, Novo Belo Horizonte e JK.

Após a conclusão desses trabalhos, as equipes responsáveis da Secretaria Municipal de Saúde já estão concentradas para que seja criada uma estratégia com o intuito de conter a proliferação e reduzir o índice de doenças provocadas pelo Aedes aegypti, como a dengue, a zika e a chikungunya.

Para conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção, a Secretaria Municipal de saúde, em parceria com as Secretarias Municipais de Segurança Social e Meio Ambiente, Obras e Infraestrutura, além da Secretaria de Administração Regional, irão realizar em conjunto o Mutirão de Limpeza na sede e no distrito, a partir da segunda quinzena de novembro, com recolhimento de objetos descartáveis. O trabalho é de extrema importância para o combate ao mosquito, uma vez que os materiais descartados podem servir de criadouros. O cronograma do mutirão será divulgado posteriormente.

Para saber mais sobre os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde, entre em contato através do telefone: (31) 3683-1103.

on 12 Novembro 2021