Jaboticatubas vive expectativa com o retorno da Festa dos Mascarados

Estão abertas as inscrições para quem deseja participar da tradicional Festa dos Mascarados, em Jaboticatubas. O evento faz parte do calendário das festividades culturais do município e tem o intuito de fomentar a cultura, o turismo, além de preservar e valorizar a tradição de décadas. A festa acontecerá no domingo de Páscoa, dia 17 de abril. Devem se inscrever aqueles que irão ao encontro de forma caracterizada.

As inscrições vão até na quinta-feira, dia 14 de abril e elas estão sendo feitas na sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, que fica localizada no Centro Cultural Valério Dias Duarte, na Avenida Sanitária, número 15, bairro Sagrada Família.

Importante lembrar que, devido à pandemia, no momento da inscrição será preciso apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Para menores de idade, é preciso estar acompanhado dos pais ou responsável. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura está monitorando os casos de Coronavírus no município e, caso os números de contaminação aumentem, o evento poderá ser cancelado.

A Festa dos Mascarados foi criada por populares com a intenção de dar fim ao traidor de Cristo, Judas. Para Finalizar as comemorações da Semana Santa, realizada pela Igreja Católica, as pessoas se vestem com roupas molambentas e colocam máscaras no rosto. Assim, saem pelas ruas da cidade com chicotes nas mãos arrecadando dinheiro para ajudar a “malhar” o Judas, que é representado por um boneco de pano recheado de bombas. Junto, há o desfile do boneco da Sabina, que representa a esposa de Judas, também confeccionada com pano e recheada de explosivos. Os dois são atração na cidade.

No final do dia, os bonecos são queimados em praça pública. Sempre mantendo uma distância de onde os bonecos são expostos e para preservar a segurança das pessoas, o público vai ao delírio ao ver e ouvir o estalar das fortes bombas. Ao explodir, os bonecos vão se desfazendo, representando, assim, o fim do traidor de Cristo.

Além da queima dos bonecos, antes mesmo de acender os estopins, é lido o testamento de Judas e Sabina. Sempre escrito por personalidades talentosas da cidade, o testamento é uma forma de levar alegria ao público presente. Moradores e visitantes recebem, simbolicamente, objetos que serão deixados para trás pelos casal Judas e Sabina.

Para saber mais sobre a programação da Festa dos Mascarados entre em contato diretamente com a Secretaria Municipal de Cultura Esportes e Turismo, através do telefone: (31) 9 7115-5969.

on 23 Março 2022