Prefeitura publica decreto que torna facultativo o uso de máscaras contra a Covid-19.

O uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 se tornou facultativo em lugares abertos e fechados em Jaboticatubas após a publicação do decreto de número 4.059, de 06 de maio de 2022. Essa decisão foi tomada considerando que nesse momento o município possui grande parte de sua população imunizada, além da grande redução de casos e a melhoria dos indicadores da pandemia em toda a região metropolitana de Belo horizonte.

ambém foi levada em consideração a nota informativa da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais sobre a desobrigação do uso de máscaras.

Importante ressaltar que o artigo 2º do decreto informa que continua sendo obrigatório o uso de máscaras em todos os estabelecimentos de saúde, no transporte coletivo e no transporte escolar. Lembra-se também que a obrigatoriedade estende-se para pessoas sintomáticas não confirmadas, pessoas testadas positivas para a doença e indivíduos que tiveram contato com pessoas infectadas.

O uso de máscara também deve continuar sendo incentivado para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades ou complexidades em saúde que coloquem em maior risco o desenvolvimento da Covid-19 grave.

No interior dos estabelecimentos comerciais não é mais obrigatório o uso de máscaras de proteção, mas os proprietários e funcionários deverão observar os protocolos gerais específicos publicados anteriormente pelos órgãos de saúde, ou seja, continuar mantendo à disposição do cliente e usuário o álcool em gel para a higienização das mãos e, se necessário, o distanciamento social.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, mesmo diante da situação vacinal, o número baixo de contaminados e a desobrigação do uso das máscaras, ainda não há motivos para o relaxamento total nos cuidados contra a doença. Importante continuar atento aos protocolos vacinais e procurar as unidades de saúde em caso de sintomas.

Leia o decreto na íntegra aqui.

on 09 Mai 2022
Acessos: 327