Defesa Civil de Jaboticatubas inicia a Campanha de Prevenção a Desastres 2022

A campanha de Prevenção a Desastres 2022 em Jaboticatubas começa ainda nesse mês de agosto e tem como objetivo prevenir as tragédias que podem ocorrer durante o período chuvoso, que começa geralmente em novembro. As ações alertam a população sobre os riscos e a importância da prevenção.

É importante ressaltar que, a qualquer sinal de alerta, as pessoas devem procurar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil para que o órgão realize uma inspeção do local e avalie os possíveis riscos. Essas inspeções devem ser realizadas antes mesmo do período chuvoso.

Para que a Defesa Civil seja acionada, é importante que a população, principalmente quem vive em áreas de risco, observe algumas situações, como sinais de deslizamento, rachaduras no solo, estrutura de muros estufados com o aparecimento de trincas, rebaixamento do solo do terreno ou aberturas na terra, residências com trincas e movimentação de paredes e moradias próximas a encostas.

Além dessas orientações, também é importante que as pessoas fiquem atentas com árvores próximas a residências. É preciso ficar de olho a qualquer sinal de queda. Nesse caso, também é preciso que a Defesa Civil atue avaliando os riscos.

Quando o período chuvoso começar, a população deve redobrar a atenção, evitando estacionar os veículos embaixo de árvores e postes. Esses lugares podem gerar riscos aos proprietários em caso de tempestades com ventos fortes, além de se prevenir contra enchentes e alagamentos, evitando locais que possam proporcionar esse tipo de risco.

Para que as inspeções sejam realizadas pela Coordenadoria, o cidadão deve procurar o setor de protocolos do município, localizado no prédio da Prefeitura, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, e solicitar inspeção da Defesa Civil.

Em casos de emergência, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, disponibiliza para a população alguns números de telefone que podem ser úteis.

Corpo de Bombeiros – 193
Polícia Militar – 190
Hospital Santo Antônio (FHSA) – (31) 3683-1223
Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – (31) 9 9543-9125
Prefeitura de Jaboticatubas – (31) 3683-1206 / (31) 3683-1071
Secretaria Municipal de Segurança Social e Meio Ambiente – (31) 3683-1085
Secretaria Municipal de Planejamento (Sede da Defesa Civil) – (31) 3683-1206 / (31) 9 7124-5836

Para a coordenadora municipal de Proteção e Defesa Civil, Michelly Cristina, a população deve ficar atenta. “Estamos criando essa campanha para auxiliar os moradores de Jaboticatubas a terem uma cidade mais segura. É a vida das pessoas que está em jogo. Por isso, queremos que todos se conscientizem e peçam a vistoria técnica, caso seja necessário.”

on 25 Agosto 2022