Apresentações culturais, oficinais, gastronomia e artesanato agitam a 7ª Edição do Almeida Cultural

O Espaço Cultural Nilce dos Santos, localizado em São José do Almeida e coordenado por Elicélia Nogueira Marques, foi palco, nos dias 09, 10 e 11 de setembro, do “Almeida Cultural”, que contou com o apoio da Prefeitura de Jaboticatubas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo.

A 7ª edição do evento aconteceu no calçadão em frente à sede da Secretaria Municipal de Administração Regional, no centro do distrito. O encontro foi aberto a toda comunidade, incentivando a cultura local por meio de diversas manifestações artísticas, como música, teatro, mímicas, shows de mágica, artes, artesanato e oficinas, buscando o envolvimento dos almeidenses.

As apresentações começaram com a participação especial dos alunos da Escola Estadual Eduardo Góes Filho, seguida por danças, modas de viola com a Orquestra de Viola de Jaboticatubas e a apresentação do Candombe, da comunidade de São José da Serra. A população pôde conferir shows com artistas e músicos locais.

Oficinas de arte, artesanato e brincadeiras com as crianças também fizeram parte da programação cultural do evento, enquanto a gastronomia regional contribuiu para tornar a ocasião ainda mais especial. Várias comidas típicas foram preparadas e oferecidas ao público presente.

A coordenadora do Espaço Cultural Nilce dos Santos, Elicélia Nogueira Marques, afirmou que o evento une as pessoas e promove as tradições da região. “Desde o primeiro Almeida Cultural temos visto cada vez mais a participação da nossa população. Isso valoriza ainda mais a cultura local. Estamos orgulhosos por poder mostrar isso para as famílias almeidenses”.

Para a secretária municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Isabel Rocha, os eventos contribuem para a manutenção da cultura, assim como fomentam o turismo em toda a região. “Os eventos têm ganhado força em Jaboticatubas, fazendo com que as pessoas entendam a importância de se manter viva essas manifestações. Além disso, ajuda na manutenção e no fomento ao turismo, gerando empregos e movimentando a economia”.

on 19 Setembro 2022