Alunos da Rede Municipal de Ensino participam da Olimpíada Brasileira de Matemática

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Jaboticatubas participaram da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática Mirim (OBMEP-MIRIM). Trata-se de uma competição com testes científicos de raciocínio lógico matemático, aplicados para estudantes do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental de todo o país. A competição é uma realização do Governo Federal, por meio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Os municípios de todo Brasil são incentivados a inscreverem seus alunos. As provas, produzidas pelo IMPA, são aplicadas pelas gestões municipais. Em Jaboticatubas, 925 alunos realizaram a primeira fase das provas. Destes, 98 progrediram para a 2° fase e nove conseguiram chegar à final.

A estudante Amarilys Penha Fernandes, da Escola Municipal Geralda Isa Lima Rodrigues, conquistou o primeiro lugar no município, obtendo 15 pontos em 15 disputados. O aluno Rafael Augusto Rocha, da Escola Paulo Rodrigues de Aguilar, em São José do Almeida, conquistou o segundo lugar, com 13 pontos. Outros sete alunos conquistaram 11 pontos cada e ficaram em terceiro lugar. Eles receberam medalhas, certificado de participação nas Olimpíadas e o mérito de campeões.

O secretário municipal de Educação, Marcus Moacir, destaca a importância da participação dos estudantes para o desenvolvimento escolar. “Nossas crianças foram muito incentivadas a participar desse projeto, devido à sua relevância para o desenvolvimento de cada uma delas, principalmente em uma área que é bastante difícil, a matemática. O resultado foi surpreendente, tivemos alunos que alcançaram a média nacional e conquistaram o máximo de pontos. Estamos orgulhosos de nossas crianças, pois são merecedoras”.

on 16 Novembro 2022