Prefeitura realiza mudança de nome em rua que fará parte do complexo cultural de Jaboticatubas

Após a aprovação do projeto de lei número 2.818, de 22 de dezembro de 2022, apresentado pelo poder executivo do município e aprovado pelos vereadores, a Prefeitura de Jaboticatubas decretou a mudança de nome da, agora, antiga Avenida Sanitária – e parte da Rua Santa Luzia –, para Alameda João Batista Marques.

O trecho com o novo nome começa na esquina com a Rua da Biquinha com esquina com a Rua Joana de Melo, no bairro Sagrada Família, passa em frente ao prédio do Centro Cultural Valério Dia Duarte (Sô Val) e se estende até a esquina com a Rua Dom Carlos de Vasconcelos, já no encontro com a Praça Francisco Alves, no centro.

A mudança de nome faz parte de um resgate histórico, homenageando um dos principais personagens que garantiram a preservação dos pés de jabuticabas que integram a Praça das Jabuticabeiras e do complexo histórico e cultural do município, o senhor João Batista Marques, já falecido, que era mais conhecido como "João do Venço" ou "João de Sô Venço".

Ele se dedicou a trabalhar e cuidar dos bens da família, herdados dos pais. No entanto, a sua paixão sempre foi a chácara de jabuticabas, localizada próximo ao Córrego São José, hoje conhecido como Jabuticabeiras, onde em breve será inaugurada a Praça das Jabuticabeiras. Um terreno fértil que possuía diversos pés da fruta, que era colhida quase o ano inteiro.

O local recebia a visita de muitas pessoas de outras localidades e era a alegria da juventude de Jaboticatubas. Apesar da necessidade do lucro das vendas da fruta, ele nunca se opôs à entrada de parentes, de amigos seus e de suas filhas.

O “Complexo Cultural de Jaboticatubas” será um importante ganho para o fomento da cultura e o turismo do município e será composto pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Praça Francisco Alves, Praça das Jabuticabeiras e o Centro Cultural Valério Dias Duarte (Sô Val).

Mais informações sobre o Complexo Cultural e a Praça das Jabuticabeiras serão repassadas em breve para a população.

Importante ressaltar que, a partir de agora, o Centro Cultural do município, onde está também localizada a sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, tem então endereço novo: Alameda João Batista Marques, número 15, bairro Sagrada Família.

on 24 Janeiro 2023