Consórcio Intermunicipal recebe trailer Castra-Móvel que irá atender Jaboticatubas

O prefeito, Eneimar Adriano Marques, esteve em Matozinhos, para participar da entrega do Trailer Castra Móvel, veículo veterinário que irá realizar atendimento de controle populacional de animais na cidade.

O prefeito de Jaboticatubas, Eneimar Adriano Marques, esteve em Matozinhos, no último dia 18, para participar da entrega do Trailer Castra-Móvel, veículo veterinário que irá realizar atendimento de controle populacional de cães e gatos nas cidades contempladas pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde e de Políticas de Desenvolvimento da Região do Calcário – CISREC, que são: Jaboticatubas, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Capim Branco, Confins, Lagoa Santa, Santana do Riacho, São José da Lapa e Vespasiano. O projeto conta com a parceria do Ministério Público e a Associação Regional de Proteção Ambiental – ARPA II, tendo o CISREC, como responsável pela gestão compartilhada do equipamento entre os municípios.

O trailer veterinário é equipado para a realização de castrações em animais domiciliares e em situação de rua (mas que possuem um tutor responsável para acompanhar o pós-cirúrgico). Além do controle populacional, o projeto ainda visa o controle de doenças que podem provocar problemas de saúde pública. “Em Jaboticatubas a preocupação não é somente com a quantidade de cães e gatos que vivem nas ruas, mas sim, uma questão de saúde pública. O castra móvel é só o primeiro passo para diminuir o crescimento desordenado de animais de rua na cidade e consequentemente o número de doenças transmitidas por eles. Mas só a castração não resolve este problema, as pessoas precisam se conscientizar da importância de cuidar dos animais e, sobretudo, não os abandonar”, ressalta Eneimar.

O castra-móvel estará liberado para uso após o processo licitatório de insumos necessários. Terão prioridade animais de famílias de baixa renda e também protetores de animais que, eventualmente, tenham resgatado algum animal de situação de rua e que está em um lar temporário. “Além das parcerias, o município também está construindo um espaço para a castração e recuperação do pós-operatório, que serão administrados pelo próprio município. Daqui a um tempo, teremos a população de animais de rua diminuída e castrada”, acrescenta o prefeito.

A solenidade contou com a presença do Presidente do CISREC Rogério César de Matos Avelar, o representante da ARPA II Capitão José Fernandes de Paula, além dos prefeitos, secretários municipais e vereadores das cidades beneficiadas.

on 02 Julho 2019
Acessos: 741