Programa Pró Mananciais chega a Jaboticatubas

Com o objetivo de combater os impactos da escassez de água e preservar os mananciais utilizados para o abastecimento público, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaboticatubas, Emater e comunidade, convida a todos para participar do Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais – Pró Mananciais.

O lançamento da iniciativa será no dia 16 de agosto, em São José da Serra e busca o envolvimento de toda sociedade para a proteção do Meio Ambiente.

O programa será inicialmente implantado nos mananciais de São José da Serra, abrangendo o trecho entre o Jacinto a Lagoa Dourada. De acordo com o técnico de Meio Ambiente da Copasa, Vicente de Paula Rodrigues, a escolha por São José da Serra é por apresentar uma das principais nascentes do Rio Jaboticatubas. “A bacia do rio Jaboticatubas apresenta 325 Km de extensão e a Copasa tem um limite institucional por área. A ideia é trabalhar as regiões entre o Jacinto até a Lagoa Dourada, priorizando um dos principais mananciais do município. Este pequeno trecho vai servir como alavanca para trabalhar outros mananciais”, relata.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Pró Mananciais destacam-se o cercamento de nascentes e demais Áreas de Proteção Permanente (APP), plantio de mudas nativas em mata ciliar, melhoramento de estradas, construção de bacias de contenção de água de chuva e oficinas de capacitação em temas ambientais para o público escolar, agricultores e moradores do município.

Para a realização das atividades serão criados os Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colméia), que serão grupos formados por pessoas do município e ligados a órgão públicos, empresas privadas e ONGs, que recebem o Programa em todas as etapas do seu desenvolvimento. Para o Prefeito de Jaboticatubas, Eneimar Adriano Marques, a colméia representará um importante instrumento de mobilização social. “Acredito que esta é uma importante ação para a conservação e proteção de nossos mananciais. Por isso é fundamental a participação de todos neste projeto, e a prefeitura, como não poderia deixar de ser, também será parceira dentro daquilo que puder contribuir”, destaca.

Esperamos todos vocês em São José da Serra, no dia 16 de agosto, a partir das 18h. Vamos todos fazer parte desta colmeia.

Programa Pró MananciaisPrograma Pró MananciaisPrograma Pró Mananciais

on 19 Julho 2019
Acessos: 594