Igreja do Rosário prestes a ser reinaugurada

Iniciada no começo de 2019, a obra de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário chega a sua fase final, estando prevista a sua reinauguração para o início de setembro, junto com as festividades da tradicional Festa de Setembro.

 

O projeto, que irá manter as características originais da igreja, teve como objeto a reforma de todo o interior, como pisos, pintura e recuperação de elementos danificados, além de obras paisagística, arquitetônica, conservação e adequações de acessibilidade.

A restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário só foi possível graças à parceria entre a Prefeitura Municipal de Jaboticatubas e o Conselho Municipal de Cultura, que aprovou a utilização do Fundo Municipal de Cultura para financiar a obra.

Com a restauração, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, além de ter sua parte externa completamente revitalizada, receberá dois banheiros, sacristia, iluminação, rampas de acesso, calçamento e um jardim totalmente novo. Em frente à igreja também será restaurado o pavimento com as iniciais NSRO escritas em coco macaúbas.

Mesmo passando por outras intervenções estruturais, a igreja já esperava por uma restauração há mais de 10 anos, como destaca a dona de casa, Maria do Rosário Santos Maia, uma das cuidadoras da Igreja. “Há muitos anos estamos reivindicando esta restauração. A Igreja estava bem degradada, com o assoalho e escada apodrecendo. Esta é uma igreja histórica e muito importante para o município. Esperamos que ela fique muito bonita não só para nós, católicos, mas para toda população”, disse.

Construída a partir de 1880, pelo padre Messias Marques Afonso, com base na influência da arquitetura jesuíta que se tornaram tão importantes para o turismo e religiosidade do povo jaboticatubenses, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário conserva um rico acervo de peças sacras, datadas do século XVIII e XIX, sendo um bem tombado pelo Patrimônio Histórico de Jaboticatubas.

Sobre a Igreja

Localizada na Praça Francisco Alves, no Centro de Jaboticatubas, a Igreja Nossa Senhora do Rosário é uma edificação histórica, erguida a partir de 1880, pelo padre Messias Marques Afonso, com recursos do coronel Francisco Alves dos Santos, rico fazendeiro da região. A igreja possui grande valor artístico e histórico marcando a influência da arquitetura barroco jesuíta na cidade.

No início do século XX, o padre Messias construiu as duas torres na fachada da igreja e em 1910 instalou o relógio, popularmente conhecido como “regulador público”. O primeiro retoque aconteceu em 1920, quando alguns procedimentos estéticos foram realizados para a festa do Reinado.

Em 1963, quando o padre Antônio Nassif Salomão, assumiu a paróquia, junto a colaboração de Joaquim Vitorino dos Santos e Deli Simões Dias, empenhou-se em reformar a igreja que estava em péssimo estado de conservação.

Já nos anos 80 a igreja encontrava-se novamente em estado de arruinamento. Período onde foi roubado o antigo altar mor, todo talhado em madeira. Amigo da cidade, o empresário Eduardo Santos Guimarães financiou toda a reforma.

A última intervenção ocorreu em 2006, quando uma pequena reforma foi necessária, visto que toda estrutura de madeira precisou ser recuperada em decorrência de cupins e outros insetos.

Foto da Igreja do RosárioFoto da Igreja do RosárioFoto da Igreja do RosárioFoto da Igreja do Rosário

on 16 Agosto 2019
Acessos: 556