São José da Serra recebe o Pró-Mananciais

No último sábado (17), aconteceu o lançamento do Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais - Pró-Mananciais em São José da Serra.

O objetivo é proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para o abastecimento público. O programa é uma iniciativa da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaboticatubas, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e comunidade.

O primeiro local a ser beneficiado com o programa foi São José da Serra, onde se localiza uma das principais nascentes do Rio Jaboticatubas, fonte única de abastecimento da população. A ideia é melhorar a qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social, inicialmente no trecho que abrange o Jacinto a Lagoa Dourada.

Dentre as ações a serem desenvolvidas, destacam-se o cercamento de nascentes e demais Áreas de Proteção Permanente (APP), plantio de mudas nativas, construção de bacias de contenção de água de chuva (bolsões), bem como a realização de oficinas e capacitações em temas ambientais para o público escolar, agricultores e demais moradores do município, de forma a promover a cultura da sustentabilidade e, assim, ganhar cada vez mais parceiros na preservação ambiental.

No dia do lançamento também foi criado o Coletivo Local de Meio Ambiente, a Colmeia, que é um grupo formado por pessoas do município e ligados aos órgãos parceiros, que recebem informações sobre o programa em todas as etapas do seu desenvolvimento.

Todas as pessoas estão convidadas a fazer parte desta rede de proteção. Para participar, procure a Secretaria Municipal de Segurança Social e Meio Ambiente, na rua Dom Carlos Vasconcelos, nº 218, Centro. Mais informações no telefone: 3683-1085.

PM lança o programa Rede de Vizinhos Protegidos

Durante o lançamento do Pró-Mananciais, a Polícia Militar de Jaboticatubas realizou a entrega das placas do programa Rede de Vizinhos Protegidos, uma tecnologia de prevenção criminal de baixo custo e com excelentes resultados.

São Jose da Serra - Pró-MananciaisSão Jose da Serra - Pró-MananciaisSão Jose da Serra - Pró-Mananciais

on 21 Agosto 2019