Igreja Nossa Senhora do Rosário é reinaugurada em Jaboticatubas

A Igreja Nossa Senhora do Rosário está ainda mais bonita. A igreja, que fica na Praça Coronel Francisco Alves dos Santos, no Centro de Jaboticatubas, acaba de ser restaurada e sua reinauguração aconteceu na última sexta-feira (6), em meio as comemorações das festividades da tradicional Festa de Setembro.

Foto reinauguração INSRO projeto de restauração e conservação, iniciado no início deste ano, manteve as características originais e valores estéticos da igreja e acrescentou as adequações de acessibilidade e revitalização da parte externa. Construída a partir de 1.880, a igreja possui um grande valor artístico e histórico, sendo um bem tombado pelo Patrimônio Histórico de Jaboticatubas desde 1998.

O projeto teve como objeto de reforma todo o interior da igreja como pintura, troca do piso e recuperação de elementos danificados. Na parte externa, foram executadas obras de adequação de acessibilidade como rampas de acesso e corrimão; construção de dois banheiros e sacristia; iluminação; calçamento e obras paisagísticas, como um jardim totalmente novo e uma área para convívio social. Em frente à Igreja também foi reconstruído o pavimento original com as iniciais NSRO, escritas em coco macaúbas.

A Igreja, que já passou por outras intervenções, esperava por uma reforma a mais de 10 anos. A última melhoria aconteceu em 2006, quando toda estrutura de madeira precisou ser recuperada em decorrência de cupins e outros insetos.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário conserva um rico acervo de peças sacras, datadas do século XVIII e XIX. Sua edificação marca a influência da arquitetura barroca e nela, a comunidade católica encontra uma forte representação de fé e tradição.

A restauração só foi possível graças à parceria entre a Prefeitura Municipal e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e Políticas Culturais do Município de Jaboticatubas, que aprovou a utilização do Fundo Municipal de Cultura para financiar a obra.

 Foto reinauguração INSR Foto reinauguração INSR   

Foto reinauguração INSR Foto reinauguração INSR Foto reinauguração INSR

 

on 10 Setembro 2019
Acessos: 1129