Prazo para a vacinação contra a febre aftosa é prorrogado

Produtor que não fizer a imunização de seu rebanho poderá ser multado

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária informa que o prazo para a vacinação contra a febre aftosa foi prorrogado até o dia 18 de junho. Devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades seguindo o cronograma exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O produtor que não imunizar o seu rebanho dentro do prazo pode ser notificado e posteriormente multado.

Para realizar a imunização, o produtor deve estar cadastrado no Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), adquirir a vacina em estabelecimentos autorizados e, depois, procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, apresentar a nota fiscal de compra e a carta de vacinação para lançamentos. A vacinação fica sob responsabilidade do próprio criador.

Em Jaboticatubas, 86,25% de todo o rebanho, envolvendo bovinos e bubalinos, já foi imunizado. Os dados são do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que possui 315 produtores rurais do município cadastrados. Com a prorrogação do prazo para a vacinação, a expectativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária é de que 95% do rebanho local seja vacinado contra a febre aftosa. Ainda restam cerca de 3.024 cabeças sem vacinar.

A Secretaria está disponível para esclarecimentos de dúvidas e recebimento de documentação de segunda a sexta-feira das 08 às 16 horas. O endereço é Rua Bom Jesus, número 229 – Centro. O telefone é: (31) 3683-1233.

on 14 Junho 2021
Acessos: 170