Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo faz cadastro de violeiros e fazedores de viola

Viola celebra três anos de reconhecimento como patrimônio cultural de Minas Gerais

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo iniciou o cadastramento de violeiros (as) e fazedores (as) de viola do município de Jaboticatubas. Para realizar o cadastro, os artistas deverão procurar a secretaria de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas, apresentar o documento de Identidade, número de telefone para contato e ser morador de Jaboticatubas.

O cadastro também pode ser realizado através do site do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (iepha-MG), www.iepha.mg.gov.br. Os violeiros têm até o final do mês de setembro para fazer o registro. A realização de cadastramento está sendo feita para auxiliar uma demanda do Governo de Minas, por meio do Iepha. O instituto iniciou estudos com o objetivo de reconhecer o fazer e o tocar da viola.

A viola é considerada patrimônio histórico e cultural do Estado e neste dia 14 de junho é celebrado três anos dessa conquista para a cultura de Minas. Ela faz parte da identidade dos mineiros e está presente em diversos contextos culturais e religiosos. Jaboticatubas irá ajudar o Estado a conhecer um pouco mais sobre o universo de violeiros (as) e fazedores (as) de violas espalhados por toda Minas Gerais. O município possui uma grande riqueza cultural e os violeiros (as) e fazedores (as) de violas estão presentes em todo nosso território.

Segundo dados divulgados pelo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, até o momento, são 1.816 violeiros e 122 fazedores de violas cadastrados. Com o auxilio das secretarias de cultura dos municípios parceiros, esse número deve aumentar consideravelmente.

O Secretário de Cultura Esporte e Turismo, Rafael Lucas Marques e Nascimento, ressalta que “esta é, sem dúvida alguma, uma grande iniciativa que irá auxiliar na preservação dos movimentos culturais de Minas Gerais. E Jaboticatubas, como não poderia ser diferente, com um vasto e rico patrimônio cultural, irá contribuir para o fortalecimento desta atividade”.

A Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo está disponível para mais informações e dúvidas através do telefone: (31) 3683-1330.

on 14 Junho 2021
Acessos: 256