Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária realiza curso de capacitação de mecanização agrícola

O objetivo do curso é oferecer mais capacitação a servidores e produtores rurais com relação ao manuseio do trator agrícola.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Jaboticatubas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MG), está realizando o curso de trabalhador da mecanização agrícola, manutenção do trator agrícola (TAP) e operação com um implemento. As aulas estão em andamento e acontecem dentro do Parque de Exposições de Jaboticatubas. O objetivo é oferecer mais capacitação e treinamento diferenciado para os servidores e produtores rurais no uso do trator agrícola.

Durante as aulas, os trabalhadores são orientados sobre a importância da manutenção preventiva do trator, desenvolvimento à prática operacional de preparo de solo com utilização de um implemento, operação de maneira correta do equipamento, preparo do trabalhador para se atentar sobre a saúde e segurança do trabalho e segurança do maquinário, além de orientação sobre questões ambientais.

A Secretaria de Agricultura e Pecuária conta com uma frota de quatro tratores para o atendimento à zona rural do município. No fim do curso, os participantes receberão um certificado de participação do SENAR-MG. O certificado é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e atestado pela ISO 9001.

O Secretário de Agricultura e Pecuária e presidente do Conselho Municipal de Conservação e Desenvolvimento de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), Geraldo Aparecido Marques, ressalta a importância do curso para os trabalhadores da secretaria e para o produtor rural do município. “É muito importante essa capacitação em parceria com o sindicato e com o SENAR de Minas, porque nosso maquinário é muito bom, estão sempre com manutenção em dia e o trabalhador, sabendo conservar essa máquina, poderá ter mais eficiência nos serviços prestados a toda nossa zona rural”.

on 17 Junho 2021