Resultados do programa Pró-Mananciais são apresentados para produtores rurais

A Prefeitura de Jaboticatubas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Social e Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Obras e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa), realizou, no dia 16 de julho, a apresentação dos resultados do programa sócio-ambiental Pró-Mananciais. A reunião aconteceu na comunidade de São José da Serra e reuniu alguns dos produtores rurais participantes do projeto.

O Pró-Mananciais foi implantado em 2019 em Jaboticatubas e tem como objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos, cujos mananciais servem para a captação dos sistemas de abastecimento público de água operados pela Copasa, por meio de ações que visam à melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

No município, as ações estão sendo desenvolvidas na bacia hidrográfica do Rio Jaboticatubas. A mesma foi dividida em cinco microbacias hidrográficas, sendo a microbacia (nascentes) do Rio Jaboticatubas, que abrange as comunidades de São José da Serra, Casa de Telhas e Jacinto, microbacia do rio Bom Jardim, microbacia do córrego do Felipe e Santana, microbacia do córrego de Capão Grosso e microbacia da comunidade do Rio Vermelho.

Atualmente, 38 produtores rurais estão cadastrados. Desses, 26 propriedades rurais já foram contemplados. Neste ano, apesar da pandemia, foram realizadas 25 proteções de nascentes com aproximadamente 9.546 metros de cercas, 587 bolsões, 14.511 metros de terraços em nível e 53.000 metros de patrolamento de estradas.

Para o secretário municipal de Segurança Social e Meio Ambiente, Fernando Henrique Siqueira Silva, o Pró-Mananciais é uma das mais importantes medidas adotadas pela prefeitura em prol da proteção das nascentes. “Além de contribuir para o meio ambiente, o programa ajuda na qualidade de vida dos produtores rurais e na proteção das nossas águas. A prefeitura tem contribuído de forma árdua nessa questão e tem sido parceira fiel no desenvolvimento dos trabalhos”.

Vicente de Paula Rodrigues, da equipe Copasa Sócio Ambiental, da Gerência Regional Metropolitana Leste, que é o responsável pela apresentação dos resultados do programa, ressalta que Jaboticatubas tem uma enorme importância para a preservação dessas áreas. “O município tem uma extensão territorial muito grande e, dentro desse espaço, grandes nascentes estavam sem cuidado. A importância disso para a preservação do meio ambiental é muito relevante, não só para a região, mas, também para o nosso Estado como um todo. Além da preservação de espaços d’água, os produtores rurais têm ganhos na qualidade de vida e na produção de suas terras. O programa não para por aqui. Ainda temos muito trabalho a fazer”.

on 21 Julho 2021
Acessos: 320