Jaboticatubas participa de reunião da Granbel com Secretaria de Saúde do Estado

A Prefeitura de Jaboticatubas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou de uma reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado.

O objetivo principal foi conversar sobre a situação da pandemia em Minas, o processo da vacinação contra a Covid-19, além das dificuldades que os municípios enfrentam para a contratação de médicos do Programa Saúde da Família (PSF). O encontro aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 13 de setembro, na Cidade Administrativa, sede do Governo do Estado. Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Arlen Araújo Marques, representantes da Prefeitura de Jaboticatubas e de outros municípios metropolitanos.

Durante o evento, foram esclarecidos os critérios para imunização de adolescentes e também sobre a terceira dose da vacina contra a Covid-19 para maiores de 60 anos e portadores de imunodeficiência.

Na oportunidade, a equipe de Jaboticatubas reforçou as observações quanto à falta de médicos para o PSF, a lentidão nas cirurgias eletivas e a falta de leitos de UTI não Covid, a importância da retomada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Região Metropolitana e Central do Estado e também o intercâmbio entre a Secretaria Estadual de Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde e da Educação. Isso se faz necessário por conta da grande previsão de evasão escolar para o restante desse ano e 2022.

Os municípios tiveram uma resposta positiva da Secretaria de Saúde do Estado com a promessa de realização de mais repasses, a atuação junto às cidades para o desenvolvimento das ações de combate à pandemia e soluções para o problema de contratação de médicos do PSF.

O secretário municipal de Saúde, Arlen de Araújo Marques, falou sobre o resultado do encontro. “A reunião foi de grande importância para os municípios que compõem a Granbel e principalmente para Jaboticatubas, pois aconteceram discussões de temas nos quais o Estado evitava tocar. Nós, gestores, continuaremos na luta por soluções dos problemas junto ao Governo”, finalizou.

on 14 Setembro 2021
Acessos: 235