Prefeitura realiza levantamento sobre dengue em Jaboticatubas

A Prefeitura de Jaboticatubas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, a partir desta quinta-feira, dia 21 de outubro, o Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa). A ação vai até o próximo dia 27 e será coordenada pelos agentes de endemias do município. O objetivo é coletar e identificar larvas do mosquito transmissor da doença a fim de realizar o levantamento anual dos níveis de infestação em toda a região de Jaboticatubas.

Os agentes realizarão visitas nas residências da sede e no distrito de São José do Almeida. Pouco mais de 500 imóveis serão vistoriados. Durante as visitas, além de identificar e eliminar os focos, os agentes irão orientar os moradores sobre como é possível reduzir a incidência do mosquito.

Após a conclusão desse trabalho, serão montadas estratégias para conter a proliferação e reduzir o índice de doenças provocadas pelo Aedes aegypti, como a dengue, a zika e a chikungunya.

Importante ressaltar que a colaboração da população é fundamental para que os trabalhos das equipes responsáveis sejam realizados de forma eficiente. No momento da visita, os agentes estarão devidamente identificados e informarão aos residentes o que irão fazer e coletar.

O programa de monitoramento e combate ao Aedes aegypti é uma ação que acontece pelo menos três vezes ao ano a nível nacional. Jaboticatubas, nos últimos levantamentos, tem registrado níveis altos de infestação. Segundo os dados, registrados pela Secretaria Municipal de Saúde, no primeiro e no segundo levantamento desse ano de 2021, o município registrou 12,5% de nível de infestação, ou seja, resultado que acende o alerta para a proliferação do mosquito transmissor da doença.

 

on 20 Outubro 2021
Acessos: 388