A Prefeitura de Jaboticatubas, em parceria com a Polícia Civil e o Instituto de Identificação de Minas Gerais, irá realizar um mutirão para emissão de novas carteiras de identidade para a população de São José do Almeida.
A ação acontecerá no sábado, dia 04 de junho, a partir das 08h, na Escola Municipal Paulo Rodrigues de Aguilar, na Rua Francisco Cecílio dos Santos, Número 601, centro de São José do Almeida. Serão disponibilizadas aproximadamente 300 novas identidades entre primeira e segunda via.
Como tirar o documento
Para ter direito à emissão do documento, o cidadão precisa ir à sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Distrito até sexta-feira, dia 03 de junho, munido de um documento com foto para realizar um cadastro prévio e adquirir a senha de acesso às dependências do local onde ocorrerá o mutirão. A sede do CRAS Distrito está localizada na Rua Cônego Acácio, número 169, no centro de São José do Almeida.
Documentos necessários
Para emitir a Carteira de Identidade, seja ela de primeira ou segunda via, o sistema de identificação da Polícia Civil exige a apresentação de alguns documentos:
Se solteiro, certidão de nascimento original ou cópia autenticada em cartório; se casado, certidão de casamento original ou cópia autenticada em cartório; se divorciado, certidão de casamento com averbação original ou cópia autenticada em cartório, guia DAE impressa e o comprovante de pagamento (somente nos casos da 2ª via), duas fotos 3x4 recentes, de frente, com fundo limpo, impressas em papel fotográfico, não podendo ser feitas com qualquer espécie de cobertura de cabeça (lenço, chapéu, boné), nem outro item que dificulte a identificação das características físicas do portador.
Para a emissão de segunda via, o cidadão deve ter em mãos ocorrência de perda, roubo ou documento de primeira via sem condições de uso, além de guia DAE impressa e o comprovante de pagamento. A guia DAE pode ser emitida no site oficial da Polícia Civil de Minas Gerais: www.policiacivil.mg.gov.br. Encontre o subtítulo “serviços”, clique em “emissão de carteiras de identidade”, depois clique em “quais documentos levar” e encontre o link para a emissão da DAE.
Sobre a gratuidade dos serviços
A segunda via é gratuita somente para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico). No ato da inscrição, para ter direito à gratuidade da segunda via, o cidadão deve apresentar o documento que comprove a inscrição no programa.
Importante ressaltar que a população que ainda não está cadastrada no sistema do Governo Federal pode fazer isso na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h, na Rua Benedito Quintino, número 438, centro de Jaboticatubas.
O cidadão pode obter mais informações por meio dos telefones da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e CRAS Distrito, que são: (31) 3683-1258 / (31) 3863- 5143, respectivamente.