Siga nos nas rede sociais

 (31) 2010-7100

Prefeitura vai implantar armadilhas contra o mosquito da dengue em casas da cidade

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya, em Jaboticatubas, não param. A partir do dia 29 de agosto, a equipe de Agentes de Controle de endemias do Programa de Monitoramento e Combate ao Aedes aegypti dará início a instalação de armadilhas (ovitrampas) em 50 residências da cidade, sendo 30 na sede e 20 no distrito. 

O equipamento, chamado ovitrampa, atrai as fêmeas que depositam os ovos em uma palheta presa a um recipiente com uma solução que serve como atrativo.

A estratégia possibilita o monitoramento da infestação do mosquito, funcionando como uma espécie de “sentinela”. O resultado da coleta de ovos permite identificar áreas prioritárias e direcionar as ações de prevenção e controle executadas pela Secretaria de Saúde em conjunto com a população. Essa quantidade de armadilhas pode parecer pouca, mas é o suficiente para monitorar toda a área urbana da sede e distrito de Jaboticatubas.

Os moradores que receberem as ovitrampas em suas casas serão orientados com as instruções para o funcionamento do equipamento. Essas armadilhas serão vistoriadas semanalmente. Esta estratégia de controle não substitui o cuidado diário e permanente dos moradores para evitar a formação de criadouros do mosquito.

on 23 Agosto 2022
Acessos: 331