Siga nos nas rede sociais

 (31) 2010-7100

Papagaios resgatados do tráfico de animais são soltos em Jaboticatubas

O Instituto de Pesquisa e Conservação Waita recebeu em Jaboticatubas, no dia 29 de novembro, 25 papagaios do Projeto Voar. Eles foram vítimas de tráfico de animais e passaram por um período de reabilitação para sobrevivência na natureza. Agora, estão em uma área de soltura, para em breve serem definitivamente libertados. O projeto tem o apoio da Prefeitura de Jaboticatubas, por meio da Secretaria de Segurança Social e Meio Ambiente.

O Papagaio-Verdadeiro, espécie resgatada nessa ação, é altamente visado pelo tráfico de animais silvestres, por serem dóceis, carismáticos e também pela capacidade de imitar a voz humana. Infelizmente, devido ao tráfico e também à destruição do Cerrado, seu habitat natural, o número de exemplares dessa espécie tem diminuído consideravelmente.

O grupo de papagaios reabilitado pelo Instituto Waita terá a oportunidade de viver novamente na natureza. E dessa vez os locais escolhidos foram as matas e serras de Jaboticatubas, uma região onde a espécie é encontrada e que esbanja recursos naturais, oferecendo grande potencial para adaptação.

O secretário de Segurança Social e Meio Ambiente, Fernando Henrique Siqueira Silva, e a diretora-pedagógica da Secretaria de Educação, Ludmila de Souza Penha, marcaram presença na chegada dos animais ao município. Eles destacaram o interesse da cidade em acolher o projeto e a importância do envolvimento da comunidade na ação.

“O nosso município é riquíssimo em recursos naturais que irão proporcionar a esses animais um habitat confortável e cheio de vida. É muito importante o envolvimento da comunidade local na conservação e preservação da fauna e flora da região”, ressaltou o secretário.

O Instituto Waita vai desenvolver ações de educação ambiental nas escolas municipais e com os moradores das regiões onde os animais serão soltos, incentivando a aproximação da comunidade com o meio ambiente e o Projeto Voar. “As escolas terão um papel importante quanto a ensinar sobre a necessidade de preservar natureza, os animais e as plantas. O nosso objetivo é aproximar os alunos do meio ambiente”, finalizou a diretora-pedagógica.

Para mais informações sobre o Projeto Voar entre em contato com a Secretaria de Segurança Social e Meio Ambiente: (31) 3683-1085.

on 06 Dezembro 2022
Acessos: 397