Agentes comunitários de Jaboticatubas finalizam curso de capacitação do Ministério da Saúde

Os agentes comunitários de Saúde (ACS) de Jaboticatubas finalizaram a principal etapa de capacitação do programa “Saúde com Agente”, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O projeto, que foi implantado em Jaboticatubas, é o maior programa híbrido de formação técnica na área no país, ou seja, os estudantes vivenciam o processo por meio das modalidades presencial e a distância de forma integrada. A iniciativa visa melhorar os indicadores do setor e a qualidade dos serviços da atenção primária, além de valorizar os agentes, que desempenham um papel relevante na prevenção e no cuidado das pessoas.

A partir da capacitação, os agentes desenvolvem um olhar mais apurado sobre as informações coletadas nas residências e sabem melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento. Todos os ACS do município tiveram a oportunidade de participar do curso, que contou com diversas atividades temáticas para o aprimoramento do escopo das atividades desempenhadas.

Ao final, os agentes comunitários de saúde receberam um kit especial, contendo equipamentos que serão utilizados no trabalho de campo, como o estetoscópio, medidor de pressão arterial, medidor de glicose, termômetro e medidor de saturação.

Os agentes ainda receberão o certificado de conclusão em uma cerimônia especial a ser marcada, oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No dia, também serão entregues novos coletes, mochilas e chapéus para os ACS.

O secretário municipal de Saúde, Arlen Marques, destaca a importância dessa iniciativa da Prefeitura. “O Programa Saúde com Agente visa fomentar estratégias de formação e práticas pedagógicas inovadoras que promovam a integração do ensino multiprofissional e interdisciplinar. O incentivo dessa formação técnica é de grande importância para a União, estados e municípios, por meio da transformação de práticas de saúde e da própria organização do trabalho, qualificando habilidades e competências”, finalizou.

on 21 Julho 2023
Acessos: 352