No dia 19 de agosto de 2023, representantes da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, juntamente com alunos da Escola Estadual Leônidas Marques Afonso de Jaboticatubas, visitaram a Comunidade Quilombola do Açude, para trabalhar os “Caminhos ancestrais – territórios ligados às ancestralidades dos diversos povos que participaram da formação sociocultural do estado”, como ação da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
O quilombo do Açude é um espaço vivo de preservação e tradição, onde uma grande família, por meio de manifestações culturais, saberes e fazeres, mantém viva a memória de um povo, estabelecendo um elo entre o passado e o presente para fortalecer a história em sua forma original.
Na Comunidade Quilombola, os visitantes foram recebidos pelos moradores, com a presença ilustre da matriarca, Dona Mercês, a benzedeira e raizeira Chirlene e pelo Flávio dos Santos (Cuta), que promoveram uma roda de conversa recheada de informações valiosas sobre a história do Quilombo do Açude, com detalhes sobre a ancestralidade, tradições e manifestações religiosas, e culturais do Quilombo.
Foi um momento de interação onde os alunos e todos os presentes puderam perguntar e tirar dúvidas referentes à ancestralidade do Quilombo. Após a roda de conversa, foi realizada uma apresentação do Samba de Senzala, que é uma atividade que acontece todos os domingos na comunidade, das 17h às 22h, momento em que jovens, adultos, crianças e idosos se unem com o propósito de se divertir e vadiar (termo usado para as danças de Senzala).
Para além do entretenimento, o Samba de Senzala do Açude é celebração viva das raízes e influências africanas que moldaram a identidade do Brasil. A combinação de músicas quilombolas autênticas, pessoas bonitas e acolhedoras, recepção calorosa e um ambiente mágico envolvente, que transporta os participantes para uma jornada através do tempo e da tradição.