A Prefeitura de Jaboticatubas, por meio da Secretaria de Saúde, declara, a partir de hoje, 19 de fevereiro, situação de emergência em saúde pública no município, em razão da elevação dos casos de Dengue e Chikungunya na região. O decreto é valido pelo período de 60 dias, podendo ser prorrogado caso seja necessário.
A medida prevê a adoção de medidas de vigilância em saúde, além da intensificação das ações de prevenção, monitoramento, controle vetorial e reposta no enfrentamento à doença. Além disse, autoriza a entrada forçada de agentes públicos de saúde em imóveis públicos ou particulares vagos, desabitados ou abandonados, mesmo sem autorização dos proprietários, ficando permitido, também, o ingresso em casos de recusa dos donos.
A Secretaria de Saúde reforça os cuidados que a população deve ter para prevenir a doença. É importante a conscientização para que todos ajudem no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. E ressalta também que o agente de endemias é o profissional capacitado que irá te orientar em relação aos cuidados contra a proliferação do mosquito. É importante recebê-lo em casa, lembrando que estão sempre devidamente uniformizados e identificados.
O secretário de Saúde de Jaboticatubas, Arlen Marques, ressalta que a prefeitura tem promovido ações de combate por todo o município. “As nossas equipes estão mobilizadas no combate à proliferação do mosquito na cidade, nos distritos e zonas rurais. Nossos agentes estão fazendo a aplicação do fumacê, indo de casa em casa e orientando os moradores, além de campanhas, com distribuição de panfletos e cartazes educativos. Peço à população que fique atenta ao acúmulo de água dentro de suas residências. Hoje, os principais focos estão dentro das casas. Precisamos nos unir, denunciar e contribuir para a eliminação desses focos”.
Leia o decreto na íntegra aqui.